O imposto de renda é um documento entregue em regime anual e uma única vez, pelo contribuinte à Receita Federal.
Ele subdivide-se em imposto de renda pessoa física e imposto de renda pessoa jurídica.
Ambos possui programa que é atualizado antes da entrega e deve ser efetuado download no portal RFB.
O arquivo contém fichas aonde o mesmo deve preencher com todos os bens adquiridos ou vendidos no decorrer do ano anterior.
Por isso também a importância de armazenar corretamente notas fiscais e outros documentos recebidos durante as transações.
Depois que relacionamos tudo o que foi adquirido ou vendido de nosso patrimônio, o próprio programa é responsável pelo cálculo do que deve ser pago ou restituído pelo contribuinte.
Este valor é depositado na conta que informamos na declaração ou, se tivermos algo para pagar, será possível a emissão das faturas, com suas respectivas datas de vencimento, para pagamento em qualquer agência bancária.
Por fim, recebemos uma numeração chamada de protocolo de entrega com data e horário de recebimento pelo programa.
Esta numeração será utilizada no próximo ano para efetuar a declaração nova, pode ser utilizada para corrigirmos alguma informação incorreta ou utilizaremos o mesmo para consulta do andamento da mesma no portal E-CAC.
O arquivo transmitido da declaração também deve ser armazenado em disco rígido pois é a prova da entrega do arquivo e o mesmo lhe proporcionara maior agilidade no preenchimento das declarações do próximo ano.